quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apagão.

Tem gente que ficou com medo na hora do apagão. Tem gente que ficou presa no elevador.

Eu não. Fiquei revoltado. Porque tinha visto a capa da Veja na véspera, dizendo que agora meu sucesso só depende de mim, porque o Brasil decolou.

Como é que um país que decolou fica no escuro, por 6 horas, e a única explicação é... um raio?

De onde surgiu a noção de que o Brasil virou potência, que agora vai, que nós e o Lula somos os caras? Por causa da Copa e da Olimpíada? Por causa do pré-sal, que só virou assunto depois do fracasso do Etanol (2007 o Bush veio aqui para falar disso, mas descobriram que não daria em nada, e agora focamos no petróleo).

O apagão terá sido um esporão calcâneo, aquele problema que os adolescentes enfrentam no seu processo de crescimento. E nossa marcha rumo ao topo do mundo prosseguirá, inconteste.

Vamos abrir os olhos. Ninguém fez nada de diferente para mudar uma história de 500 anos de preguiça e safadeza. Os políticos são os mesmos, o analfabetismo é o mesmo, os buracos no asfalto são os mesmos. A falta de ética, a sonegação, a bipolaridade do brasileiros seguem idênticas.

Por que é que decidimos agir como se tivessemos feito algo e agora estamos colhendo os frutos? Só porque o Obama disse que Lula é o cara? Mas a gente não acha que o Lula é uma fraude?

Pensando bem, melhor não abrir os olhos. Vai que ao se abrir está tudo escuro, porque dessa vez um parafusinho se soltou e 24 estados ficaram às cegas. Ou então melhor não reclamar do apagão.

Porque no escuro fica mais fácil não enxergar o quanto nós brasileiros gostamos de nos iludir.

7 comentários:

Felipe Mortara disse...

A The Economist tb vai ter que mudar a capa dessa semana: http://www.facebook.com/photo.php?pid=2726817&l=fa17b1f947&id=6013004059

Nem se Ronaldo brilhar muito nós tamo salvo nessa.

edu rodrigues disse...

muito bom esse texto.abs Edu

Anônimo disse...

Volta nego véio!

Elfei disse...

Acho engraçado, o episódio do Apagão foi de fato uma vergonha e um tapa na cara da Dilma Rouseff..notadamente, boca maldita a desta mulher, não voto nem por decreto.

Também acho que o Brasil não decolou ainda, por conta dos níveis de analfabetismo, os baixos salários, e a distribuição de renda precária feita Às custas da classe média.

Mas que muitas coisas foram feitas, não nos últimos governos, mas ao longo de governos bem mais antigos, ah foram sim, e só agora estão de fato sendo utilizadas.

Não sei que fim deu o tal do plano do Etanol, mas que ele continua em desenvolvimento é ponto certo, e caso você não saiba, pesquisadores Americanos em conjunto com pesquisadores Brasileiros, tem desenvolvido a partir do que já havia sido feito no Brasil.
Não era uma solução imediata que vinha sendo proposta pelo Brasil, mas um projeto já em nível bem avançado que precisava de recursos para desenvolver-se e chegar a um limiar em que pudesse ser aplicado não só a partir da cana, mas de outras sortes vegetais também.
Projeto bem ambicioso, mas que tem grandes chances de sucesso, só que é claro, toda pesquisa tem lá seus pontos de incerteza, afinal, são pesquisas, não se dá passos sem testagens.

Unknown disse...

O Brasil decolou sim, mas não foi pro espaço, foi pro bueiro junto com a enxurrada e a população das encostas, sem condições, sem eira nem beira!

Anônimo disse...

Ai que preguiça

Anônimo disse...

Perdeu???
Búfalo Filhote foi atacado de vez pelos 5 leões?