terça-feira, 9 de setembro de 2008

Crude Awakening.




















Acabou de rolar o Burning Man 2008.
Crude Awakening foi o nome da estátua que queimaram no de 2007. Com atraso de exatamente um ano, toco no assunto.

Para vocês, caipiras não viajados como o búfalo aqui, segue uma definição do Burning Man:
um belo dia nerds saíram de seus quartos e da frente de seus computadores e descobriram o fogo. Aí eles passaram a fazer uma fogueira anual em forma de pessoa, para celebrar o fato de poderem destruir coisas. Vai ver, como são nerds, nunca fizeram castelo na praia.

E como são nerds norte-americanos, concluíram que dava para ir mais longe. Adicionaram luzes, fogos de artifício, música eletrônica, drogas, patrocinadores e, claro, conceitos. Isso é o Burning Man. Mas, se você for jovem e não tão cansado como eu, pode chamar de Carnaval para piromaníacos... o nosso Carnaval, que é para ninfomaníacos, me parece mais mercadológico.

O conceito desse ano era protestar contra a dependência americana do petróleo. A fogueira era uma gigantesca torre petrolífera de madeira, de uns 15 metros de altura, cercada por figuras humanas gigantes feitas de aço retorcido. Assisti a um vídeo de bastidores, mostrando a confecção das tais figuras, e como só os americanos conseguem me deixar, fiquei espantado. Foram mais de 6 meses de trabalho ininterrupto, de quase 30 pessoas, para realizar as peças que seriam consumidas pelo fogo.

As figuras ficaram belas, parecendo o esqueleto do Exterminador do Futuro depois de perder a pele. Elas foram agrupadas no entorno da torre de petróleo, em poses de contrição e devoção religiosa.

Torre e pessoas instaladas, começa o espetáculo. Rojões, fogos de artifício e um fogaréu miserável. A ovação e a gritaria crescem junto com o fogo, a espera do colapso iminente da torre e de um clímax que parece óbvio. Mas epa: clímax?

Ocorre no vídeo e provavelmente a todos os presentes que fogo não sabe acabar direito. Não apaga no auge. Morre devagar, ainda mais naquela ambiência de controle e segurança que são os EUA.

Então entendi o nome: crude awakening quer dizer despertar bruto. Depois de tanto brincar com fogo, os participantes vão acordar tendo mijado na cama.

Nenhum comentário: