terça-feira, 27 de novembro de 2007

É negar, não levar.

"Eu queria ter uma bomba, um flit paralisante qualquer.
Pra poder te NEGAR bem no último instante..."


Sempre pensei (porque nunca tinha prestado atenção na letra) que essa era mais uma musiquinha boba de amor do superestimado Cazuza. Agora vejo que trata de um relacionamento que já morreu mas ainda não foi enterrado. Até respeitei um pouco mais o cara, apesar de continuar achando-o superestimado. E aquela linguinha presa dizendo fatho promethas vathias, curtath como um thonho bom deve convencer você a concordar comigo.

Na real, a nossa música é cheia de nomes superestimados. Cazuzas, Renatos Russos (só para ficar na categoria viado-cabeça) ou Rauls... Raul é idiotia rasa. Um sucesso baseado no baseado, porque só dá pra aguentar se fumar maconha. Você já deve ter participado da cena: chapado, seu amigo fala "Ói, ói o trem... CARAAAAAAALHO, o trem é a morte!!!!!!", você: "CARAAAAAAAAAAALHO.... passa a batatinha aí...". Lobão, todo macho, todo drogadito, é outra fraude. Fez e aconteceu contra o formato da indústria e agora taí, tocando no unpplugged MTV. Só falta ir cantar no Raul Gil.

E esse é o gancho para eu falar de um autêntico pensador da nossa música: Roger Moreira. No CD em comemoração aos 18 anos da brilhante (ainda que economicamente mal-sucedida) carreira do Ultraje a Rigor, o Roger agradece ao Raul Gil pelas aparições no programa. Humilde, sincero, gênio. Ouvindo o CD, que é parte ao vivo, parte em estúdio, eu pincei momentos de brilhantismo nas letras. "Filha da Puta", por exemplo:

"Cês me desculpem o palavrão, eu bem que tentei evitar.
Mas não achei outra definição que pudesse explicar.
Com toda clareza tudo aquilo que se sente.
A terra é uma beleza, o que estraga é essa gente."


E tem Ciúme, Pelado, Zoraide, Independente Futebol Clube. Inútil, que eu proponho seja transformada em Hino Nacional. Clássico após clássico, petardo em cima de petardo. Falei mal de todos os outros só para terminar falando bem desse cara. Fica postada aqui minha homenagem ao gênio não reconhecido de Roger Moreira, o Bob Dylan brasileiro.

Um comentário:

Taciano Neves disse...

Isto Significa a Evolução da Espécie. Todo Mundo Quando Começa No Rock é Xingando o Sistema, o Pai, a Mãe, Mas Depois Fala de Flores e Chora de Amor...Isso Tem Acontecido Com Todos, e a Tendência é Piorar. Acesse Meu Blog : http://blogtacianoneves.blogspot.com/